domingo, 15 de dezembro de 2024

LUA CHEIA GÊMEOS-SAGITÁRIO - FIM DE MERCÚRIO RETRÓGRADO - 15/12/24


Na manhã do dia 15 acontece a Lua Cheia no eixo Gêmeos-Sagitário: período de clímax no eixo do conhecimento, dos intercâmbios, estudos, comunicação, informação. A ideia agora é compartilhar os resultados, sempre abertos pra esclarecimentos. A troca de ideias ajuda na identificação do que pode ser mudado, adaptado e melhorado.

Ainda mais porque Mercúrio conclui finalmente a retrogradação e está em harmonia com Marte (que segue retrógrado em Leão). É importante aproveitar pra iniciativas e avançar nas comunicações. É um aspecto que indica agitação, que favorece um trabalho mental mais intenso. Ganha quem for assertivo, quem se posicionar, deixar claro o que pensa.

Mas... Essa Lua cheia acontece em quadratura com Netuno, que pode diluir essas energias, é preciso respeitar nossos limites energéticos. O excesso de trabalho e e agitação pode cobrar seu preço, melhor evitar tarefas extenuantes. Cuidado também com loucuras prejudiciais. O ideal é seguir num ritmo mais relaxado.

O clima melhora com a harmonia entre Vênus e Júpiter (de 18 a 21/12). O clima fica mais amoroso, as celebrações são bem-vindas. Guardados os cuidados com excessos, relaxar e se divertir também são atividades fundamentais!

É um respiro importante, pois vamos concluir o ano com 2 aspectos desafiadores, que pendem atenção: Júpiter e Saturno indicam necessidade de organização, reduções, cortes e contrações pra que possamos avançar mais adiante. Marte confronta Plutão em Aquário, que coloca em destaque as disputas de poder.

Por tudo isso, reduzir a velocidade e aumentar o tempo de reflexão é o caminho mais indicado!

Continuo com o desconto especial nas consultas astrológicas. Últimos horários pro final do ano. Aqui neste link tem mais detalhes e o meu contato - https://marcelodalla.youcanbook.me/

Uma linda semana pra todos nós!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

O SÍMBOLO DE CADA SIGNO

Desenvolvido por astrônomos da antiga Babilônia e reconhecido como o primeiro sistema de coordenadas, o ‘círculo de animais’ – significado do termo zodíaco, que provém do latim zodiacus – é dividido em 12 signos (sinais). 

O Zodíaco que usamos hoje é semelhante ao usado na Grécia antiga e contempla o ciclo anual do Sol pelas constelações, no entanto, inclui signos que não são representados por animais (Virgem, Aquário, Gêmeos e Libra).

Cláudio Ptolomeu, astrônomo grego da era clássica, foi quem sistematizou todo o conhecimento acerca do tema. O grande mérito do físico, em descrever os movimentos dos astros, foi ter feito um sistema geométrico-numérico baseado no sistema de mundo de Aristóteles e de acordo com as tabelas desenvolvidas pelos astrônomos babilônicos.

ÁRIES

O símbolo de Áries é a cabeça e os chifres de um carneiro, imagem que tem origem nas estrelas que formam a constelação de Áries. O ideograma também pode ser interpretado como uma chama incandescente, um jorro de vida ou um fluxo de energia. As atribuições revelam o impulso para a conquista e expansão, características ligadas a maneira impetuosa que os nativos deste signo costumam apresentar.

TOURO

O símbolo de Touro é representado pelos chifres de um touro, símbolo de força. O ideograma pode ser interpretado como uma boca aberta á espera do alimento (parte de cima) e uma boca fechada que está satisfeita (parte inferior). O círculo ainda revela a tendência dos taurinos para a acumulação de bens em vista de uma vida mais prazerosa.

GÊMEOS

O símbolo de Gêmeos representa dualidade. Faz alusão a figura de um corpo humano. São duas colunas verticais (um lado mental, o outro lado, físico) que se ligam a duas horizontais (pensamento e linguagem). O ideograma ainda reforça a diferença entre o ser humano e os demais animais.

CÂNCER

O símbolo de Câncer sugere as garras de um caranguejo, um crustáceo que apresenta como característica o fato de ter o corpo protegido por uma carapaça. Faz alusão às funções nutritivas – abrindo a saída, fecha-se a entrada e vice-versa. O ideograma possui dois lados, que parecem formar duas entradas, assim como aponta para a indecisão do canceriano entre o fechar-se ao mundo, num sentido de proteção, ou abrir-se a ele, no sentido de descoberta.

LEÃO


O símbolo de Leão é lembra a juba de um leão. Além de apresentar uma força concentrada, que explode, mas não se dissipa. O significado do ideograma diz muito sobre o leonino – com potencial de liderança direcionam o seu entusiasmo e suas ambições. 

VIRGEM

O símbolo de Virgem faz alusão ao movimento de uma onda que, ao final, volta para si mesmo. O ideograma pode ser interpretado como um animal que coloca o rabo entre as patas para preservar sua castidade. Tal significado indica a tendência do virginiano em apresentar um temperamento reservado, disciplinado e dedicado ao controle das situações.

LIBRA

O símbolo de Libra lembra uma balança. A parte superior nos passa a sensação de oscilação, enquanto a parte inferior, a de estabilidade, ou seja, o libriano tende a ser um indivíduo mais equilibrado. O ideograma indica a tendência de buscar a justa medida entre as situações contrárias. O símbolo também lembra o por do Sol.

ESCORPIÃO

O símbolo de Escorpião sugere um movimento rítmico, que termina com um ataque ou perfuração. Trata-se do poder que o Escorpião tem de ir até o fim em seus propósitos. A seta pode ser interpretada como um ferrão venenoso ou até mesmo a tensão sexual que os escorpianos costumam ter.

SAGITÁRIO

O símbolo de Sagitário é representado por uma seta apontada para o alto. A flecha simboliza a busca do conhecimento e da sabedoria. A inclinação da seta busca atingir a maior velocidade e distâncias possíveis. O ideograma representa o espírito aventureiro do sagitariano, sempre em busca de novas ideias e projetos. A flecha ainda revela uma divisão entre o espírito e a matéria.

CAPRICÓRNIO

O símbolo de Capricórnio é uma junção de chifres de cabra com cauda de peixe. O ideograma também pode ser interpretado como um profundo mergulho na alma, seguido da volta ao mundo material. É através dessa viagem a mundos opostos, que contém tensão e esforço, que o capricorniano encontra o seu equilíbrio.

AQUÁRIO

O símbolo de Aquário é representado por duas ondas. As ondas costumam ser interpretadas como a intuição e a razão, caminhando em paralelo, com harmonia e equilíbrio. O ideograma ainda faz referência à facilidade dos aquarianos de raciocinar logicamente e, ao mesmo, intuir as coisas. As ondas também representam a mente coletiva.

PEIXES

O símbolo de Peixes é representado por um par de peixes que nada em sentidos opostos e que se mantém unido por um cordão. Apresenta duas partes que parecem curvar-se para uma separação, mas não se soltam pois estão presas pelo eixo. A representação indica a típica indefinição do signo de Peixes e a grande dificuldade dos piscianos tomarem uma única direção.

domingo, 1 de dezembro de 2024

LUA NOVA DE SAGITÁRIO EM 01/12/24 - EXPANSÃO E RESPONSABILIDADE


Começamos dezembro com a Lua Nova em Sagitário, que acontece entre graus 9 e 10 desse signo no dia 1/12. Um convite para novos começos, novas metas e planos expansivos. Porém, Sol e Lua fazem uma quadratura com Saturno, que segue Peixes. É um aspecto desafiador: para alcançar nossos objetivos, precisamos lidar com responsabilidades, limitações e compromissos que são fundamentais para o amadurecimento. Queremos voar, mas Saturno avisa: não basta sonhar alto; é preciso estruturar e dar forma às ideias.

Outra configuração importante neste mês é a oposição entre Mercúrio retrógrado em Sagitário e Júpiter retrógrado em Gêmeos, que reforça a importância de revisar a forma como nos comunicamos e tomamos decisões. Promessas falsas ou grandiosas, discursos levianos ou exagerados podem ser questionados, pedindo mais foco, mais ética. A palavra deve ser alinhada com a realidade. 

Mas temos aspectos harmoniosos: Mercúrio e Júpiter se conectam com Quíron retrógrado em Áries, sugerindo um potencial de cura e aprendizado a partir de diálogos sinceros e reflexões sobre feridas antigas. Essa configuração convida à sabedoria, humildade e abertura para processos de crescimento pessoal.

Vênus em Capricórnio também ganha destaque ao formar um sextil com Urano em Touro, trazendo surpresas positivas em questões afetivas e financeiras. Período bom para inovar em nossos relacionamentos, buscar soluções práticas e criativas para situações complexas, e se abrir ao inesperado com maturidade e segurança.

Essa Lua Nova acontece em conjunção com a estrela Antares, indicando ainda uma energia de coragem e intensidade, mas nos alerta sobre o perigo do excesso de obstinação. Mais um aspecto que pede moderação!

Por tudo isso, nossas intenções nessa lunação devem buscar um equilíbrio entre expansão e responsabilidade. Vale reavaliar velhos planos, revisitar ideias, sempre abertos para ajustar a rota conforme necessário. A cura está em reconhecer nossas limitações e transformá-las em forças. 
A intuição pode nos guiar, mas não podemos ignorar os chamados da realidade prática. As sementes podem florescer com maturidade e visão de longo prazo.

Boa lunação pra todos nós!

Recados:
- Acompanhe meus horóscopos diários aqui.
- Se quiser encomendar o relatório do seu mapa astral por escrito, uma análise focada em propósito de alma, carreira e prosperidade por um valor acessível, clique aqui.
- Se quiser agendar uma consulta astrológica, veja os detalhes aqui.

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Semana de 25/11/24 - LUA MINGUANTE E MERCÚRIO RETRÓGRADO


Concluímos novembro com a Lua na fase minguante, mais introspectiva, favorável para recolhimento e finalizações. A Lua nova de Sagitário chegará no próximo domingo, 1/12.

O clima introspectivo e reflexivo é potencializado por Mercúrio, que faz sua última retrogradação do ano, entre 25/11 e 15/12 em Sagitário. Interessante notar que Júpiter segue retrógrado no signo oposto, Gêmeos. Estão cada um na regência do outro, isso se chama “recepção mútua”. Um potencializa o outro. Isso significa que ganhamos um impulso pra estudar, refletir, analisar, pensar em formas de expandir nosso horizontes... Mas é preciso cuidado com mal entendidos e falhas.

Vale priorizar melhor os assuntos, projetos e intercâmbios. Atenção para o excesso de estímulos mentais, a dispersão, a falta de foco. Vale também aprimorar, revisar o que for possível, inclusive velhos conceitos desgastados, velhas crenças descabidas. Assuntos que tínhamos dado com resolvidos podem retornar. Ou velhas ideias podem ser revisitadas. Teremos muitas oportunidades para boas revisões nas próximas 3 semanas.

Quem for viajar deve redobrar a atenção também, fazer tudo com tempo de sobra. Eu já tive a bagagem extraviada quando fiz uma viagem com Mercúrio retrógrado em oposição a Júpiter retrógrado. Importante revisar o carro, cultivar comedimento, evitar excessos. Quem tiver que assinar contrato deve redobrar a atenção também.

De qualquer forma acredito sim que seja um bom período pra cursos, estudos, ensinar, aprender. Desde que saibamos conter os exageros.

Recomendações que sempre deixo pra Mercúrio retrógrado:
- Checar os fatos, averiguar se foi bem compreendido ao trocar informações importantes.
- Ouvir mais, cultivar o silêncio.
- Cultivar a integridade com a palavra.
- Checar o carros e os aparelhos de comunicação.
- Redobrar o cuidado com papéis e documentos, evitar assinatura de contratos e grandes compras.
- Sair com tempo de sobra para os compromissos.
- Ao viajar redobrar a atenção com documentos e bagagens.
- Checar compromissos, o que foi combinado anteriormente pode ter de ser recombinado.
- Rever, revisar, repensar, corrigir.

O Sol também segue em Sagitário e essa semana se alinha com Marte em Leão: uma ajuda pra coragem, confiança, movimento, atividades criativas, iniciativas que aquecem o coração. No próximo post falo sobre a Lua nova.

Vocês viram que tô oferecendo um desconto inédito nas consultas astrológicas? Aquela força pra quem quer ver seu mapa, se programar pro próximo ano. Você pode agendar sua consulta e ver meu contato aqui.

O RELATÓRIO ASTROLÓGICO VOCACIONAL, que é análise do mapa astral por escrito, também tá com um valor especial. Clique aqui pra ver.

Boas finalizações a todos! 

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

PLUTÃO EM AQUÁRIO - DE 19/11/24 A 19/01/44 - 20 ANOS REVOLUCIONÁRIOS

 

O assunto do momento na Astrologia é o ingresso de Plutão em Aquário. Realmente, é um evento astrológico de grande importância para a humanidade. Plutão vai transitar em Aquário pelos próximos 20 anos. Já havia ensaiado essa entrada 2 vezes e retornou pra Capricórnio, agora é sua entrada definitiva no signo.

Plutão em Aquário pode aprofundar a distância entre o velho e o novo mundo. Interessante notar que a I.A chegou, junto, nos últimos 2 anos, com Plutão na porta do signo. O poder será cada vez mais tecnológico, com grandes inovações. Mas precisaremos olhar pro perigo desse poder. 

Porque a tendência é justamente a descentralização do poder, a desconstrução da ideia de hegemonia, supremacia. Aprofundamento das pautas de inclusão, a desigualdade social. A ação transformadora pode agir sobre o conceito de liberdade, igualdade e fraternidade. 

Serão grandes as revoluções no comportamento coletivo. A velha religiosidade distorcida deve perder força para o pensamento integrativo e sistêmico. Basta olhar para a última passagem de Plutão em Aquário no final do século XVIII, de 1778 até 1798. A própria descoberta do novo regente de Aquário se deu nesse período, em 1781. Junto com o Iluminismo, a Revolução Francesa, a independência dos EUA, a Revolução Industrial, o desenvolvimento acelerado da ciência e da tecnologia.

Aquário simboliza o senso de coletividade, seremos motivados para uma renovação na política e uma reestruturação da sociedade. Precisamos aprender a viver em colaboração.

É tempo de revolucionar! Estejamos abertos para o novo. Individualmente, o que podemos revolucionar em nós mesmos? O que podemos fazer para colaborar com a comunidade e o planeta?

Quero convidar pra uma live no Instagram, nessa quinta 21/11 às 18h. Nesse dia o Sol ingressa em Sagitário! Vou falar mais sobre Plutão e quero também falar sobre Júpiter, que é o regente de Sagitário. Vem comigo, é um momento de comemoração, estou lançando a plataforma ASTROLOGIA INTELIGENTE! Amanhã na live conto mais sobre isso.


PLUTÃO & CARONTE

A título de curiosidade: Caronte forma junto com Plutão um sistema de astros duplos, descoberto por James Walter Christy em 22 de junho de 1978. É mais conhecido como um satélite natural de Plutão, mesmo tendo a metade do seu tamanho (2 400 km - 1 200 km). 

Os dois possuem massas tão semelhantes que não há uma dominância gravitacional de Plutão sobre Caronte. Caronte puxa Plutão com tal força que o eixo de rotação se encontra fora da superfície de Plutão, é como se ambos fossem satélites naturais de um "vazio", caso único no Sistema Solar. 

Alguns astrônomos classificam esta interação como planeta-anão duplo, o sistema Plutão-Caronte, assim sendo os outros quatro corpos: Hidra, Nix, Cérbero e Estige seriam satélites de Plutão e Caronte. Mas a classificação dada pela União Astronômica Internacional ainda é somente planeta-anão focando o maior corpo do sistema.

Na mitologia grega, Caronte é o barqueiro de Hades (Plutão), que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos.  Caronte era filho de Nix (a Noite) e Érebo (a Escuridão). Era também irmão de Hipnos (o Sono) e Tânatos (a Morte).

Na Astrologia

Plutão é o regente das grandes transformações. Representa morte, renascimento e o poder que surge ao enfrentarmos as profundezas de nosso ser. É ligado à Casa 8, Escorpião e temas como sexualidade, tabus e ciclos de vida.

Caronte, o barqueiro do submundo na mitologia, simboliza a transição. Ele nos guia pelas águas da transformação, ajudando a atravessar momentos de crise e confronto com o inconsciente. Simboliza o processo de integração das sombras.

O relacionamento único entre os dois traz à tona reflexões sobre parcerias e equilíbrio de poder. Assim como nenhum domina completamente o outro, Caronte nos lembra que toda transformação profunda precisa de um mediador, de um "guia" para que possamos atravessar o processo com consciência.

Portanto, Plutão nos desafia a encarar nossas sombras, enquanto Caronte simboliza a ponte para a integração dessas experiências. Ele pode ser visto como um mediador nos trânsitos de Plutão, representando os custos e as recompensas de enfrentar nossos medos mais profundos.

Assim como no cosmos, em nossas vidas também existem ciclos de destruição e criação. Plutão e Caronte nos convidam a navegar por esses momentos com coragem, aceitando que a jornada rumo à transformação exige entrega, consciência e, às vezes, o sacrifício de algo antigo para abrir espaço para o novo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...