quinta-feira, 16 de maio de 2013

HERMES/MERCÚRIO NA IMAGINAÇÃO DE VÁRIOS ILUSTRADORES


Olá amigos!
Compartilho lindas ilustrações do deus mensageiro pra nos inspirar. Alegre, veloz, com asinhas nos pés. Deus-menino, malandro e inquieto que transita em todas as esferas.

Hermes para o gregos, Mercúrio para os romanos. Filho de Zeus e de Maia, e possuidor de vários atributos. Divindade muito antiga, já era cultuado na história pré-Grécia antiga. Ao longo dos séculos seu mito foi extensamente ampliado, tornando-se o mensageiro dos deuses e patrono da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia, da eloquência e de algumas formas de iniciação, além de ser o guia das almas dos mortos para o reino de Hades, apenas para citar-se algumas de suas funções mais conhecidas. 

Com o domínio da Grécia por Roma, Hermes foi assimilado ao deus Mercúrio, e através da influência egípcia, sofreu um sincretismo também com Toth, criando-se o personagem de Hermes Trismegisto. Ambas as assimilações tiveram grande importância, criando rica tradição e perpetuando sua imagem através dos séculos.

As primeiras descrições literárias sobre Hermes datam do período arcaico da Grécia, e o mostram nascendo na Arcádia. Já no primeiro dia de vida realizou várias proezas e exibiu vários poderes: furtou cinquenta vacas de seu irmão Apolo, inventou o fogo, os sacrifícios, sandálias mágicas e a lira. No dia seguinte, perdoado pelo furto das vacas, foi investido de poderes adicionais por Apolo e por seu pai Zeus, e por sua vez concedeu a Apolo a arte de uma nova música, sendo admitido no Olimpo como um dos grandes deuses. 

Aliás, Mercúrio é um dos deuses mais populares da Antiguidade clássica, teve muitos amores e gerou prole numerosa. As figuras de Hermes e de seu principal distintivo, o caduceu, ainda hoje são conhecidas e usadas por seu valor simbólico, e vários autores o consideram a imagem tutelar da cultura ocidental contemporânea. 

A palavra "mercurial" é geralmente usada para se referir a algo ou alguém errático, volátil ou instável, derivado da rapidez dos voos de Mercúrio de um lugar a outro. Na Astrologia, Mercúrio rege a mente racional, a comunicação, as trocas. É a nossa expressão mental e física, nossa verbalização, a expressão da vontade solar. Ele preside a mente, o pensamento, a fala, a comunicação em todas as formas e tudo o que está implicado no universo da mente e do comunicar. 









3 comentários:

AugustoCrowley disse...

lindas imagens!!

Daniela Scheifler disse...

lindo!

Beijos, querido!

Astrid Annabelle disse...

Maravilhoso! Amei Marcelo!!!
E Mercúrio é todo nosso... ^.^
Beijos
Astrid Annabelle

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...