sábado, 2 de junho de 2012
AS ENERGIAS DE JUNHO/2012
Com Sol, Mercúrio, Vênus e logo mais Júpiter em Gêmeos, as qualidades deste signo estarão em evidência no mês de junho. Curiosidade, comunicação, adaptabilidade, sociabilidade... inconstância, dispersão e inquietação também. Muito falatório, dúvidas, questionamentos. É preciso atenção para perceber se as informações são falsas ou incompletas, um olhar mais apurado para não ficarmos apenas na superfície das coisas...
No início do mês, até o dia 13, teremos um período intenso com a conjunção de Sol e Vênus (trânsito conhecido como "Vênus Cazimi" - falarei dele mais adiante), ambos os planetas em quadratura com Marte. No dia 4 teremos também um eclipse lunar, evento que pede um artigo especial com maiores detalhes (aqui).
O período é bom para reuniões, conversas, encontros. A diplomacia virá como antídoto para possíveis conflitos, discussões e divergências de prioridades. Na verdade, os atritos são importantes para o desenvolvimento de qualquer projeto ou relacionamento. Não serão conflitos graves, já que Vênus adoça as situações e nos ajuda a levantar a bandeira branca da paz. É claro que não devemos abaixar a cabeça, sermos condescendentes ou submissos demais. Há que se abrir o coração, dialogar, ambas as partes devem dispostas a fazer algumas concessões. Esta é arte do relacionamento!
O eclipse do dia 4 pede que estejamos mais tranquilos, sem sobrecarga de compromissos, para que possamos lidar com eventuais surpresas sem maiores atropelos. Os eclipses sempre provocam situações inesperadas. Pode haver o agravamento de crises que estavam latentes, para que sejam solucionadas de vez. Portanto, o ideal será estar com todas as coisas bem resolvidas, na medida do possível. O eclipse lunar nos convida a olhar para frente, para as soluções, com consciência e objetividade. O evento ocorrerá no eixo Gêmeos-Sagitário e será mais significativo para estes signos.
No mesmo dia, Netuno iniciará seu movimento retrógrado. Revisão na forma como abrimos nosso coração e nos conectamos com a espiritualidade. Estamos alinhados com as dimensões superiores e ao mesmo tempo com a Terra? Estamos conscientes de nosso propósito de vida? Conseguimos acompanhar nossos projetos com praticidade e objetividade? Estamos abertos para cultivar a compaixão, a caridade, o amor pelo próximo? Estas são umas das questões que essa retrogradação levantará.
A passagem de Vênus retrógrada na frente do Sol nos dias 5 e 6 - Vênus Cazimi (no coração do Sol) - trará a tona nossos gostos e quereres. Para o que damos valor? O que nos dá prazer? Somos muito egocêntricos e imediatistas, buscamos o prazer a qualquer custo, mesmo que isso signifique passar por cima das pessoas? Próximo ao Nodo Sul, onde acontecem os eclipses, iremos rever relacionamentos e ganhos do passado, podemos até repetir padrões de lições não aprendidas. Atenção para amores que já se foram, que custamos a superar. Cuidado com recaídas!
Dívidas financeiras ou cármicas com amizades, amores ou credores do passado podem retornar, mesmo através de emails, telefone, cartas... (Gêmeos). Há a necessidade fundamental de todos revermos essas questões, também a nível mundial e político. Esse trânsito pode se refletir nas artes e na moda, com revisões e relançamentos de tendências do passado.
É importante lembrar: o que cura o carma? O perdão. A honestidade, o amor e o compromisso sincero de ressarcir possíveis prejuízos que tenhamos causado aos outros. Vale repetir também a necessidade da comunicação e do diálogo (Gêmeos).
Eu vejo como um "upgrade" dos assuntos relacionados a Vênus: sentimentos, relacionamentos, sensualidade, finanças, valores e gostos materiais. Um grande levantamento dessas reflexões para transformar as nossas estruturas de crenças coletivas. A transformação da realidade, que nos permitirá acordar para o reconhecimento de quem realmente somos. Recomendo um excelente artigo sobre essa conjunção no blog CREATE YOUR LIFE: VÊNUS - O AMOR NO CORAÇÃO DO SOL.
Mercúrio transitará em Câncer do dia 7 ao dia 25: nosso foco mental se voltará para as questões emocionais, familiares, os assuntos domésticos, as pessoas mais próximas e queridas. Teremos mais facilidade para expressar nossos sentimentos, até mesmo compreender melhor nossas reações emocionais. Refletir sobre o que nos perturba e nos desequilibra, o que nos acalma.
Período ideal para usarmos a palavra com suavidade e, assim, conseguirmos convencer e persuadir. Essas qualidade serão acentuadas quando Mercúrio se harmonizar com Netuno, entre os dias 8 e 11. Nosso raciocínio ficará mais colorido e inspirado, em harmonia com a imaginação e a sensibilidade. A compreensão e assimilação de assuntos transcendentais fica facilitada, o que indica um excelente período para os assuntos ligados às artes e à espiritualidade.
A partir do dia 10, até o dia 14, Mercúrio se opõe à Plutão e quadra Urano. Atenção para essas datas! A quadratura de Urano com Plutão já está se firmando no céu e ficará mais ativa ao longo do mês, até o mês seguinte. Teremos um período "explosivo" e cheio de rupturas, para quem se recusa a promover mudanças em sua vida. Mais detalhes sobre a quadratura de Urano com Plutão aqui.
De 10 a 14, tudo o que estiver ligado à comunicação e aos transportes fica comprometido. É bom refletir antes de agir, falar, e principalmente, provocar. Vale sair com tempo de antecedência para os compromissos, evitar velocidade ao dirigir, evitar investimentos e negócios arriscados, cultivar humildade para dar o braço a torcer quando estiver errado. Sol e Saturno se harmonizam entre os dias 10 e 16 para nos indicar os antídotos: competência, profissionalismo, maturidade, responsabilidade.
Júpiter ingressa em Gêmeos no dia 11. São dois tipos de energias pouco compatíveis. Júpiter está em exílio em Gêmeos. A procura pela transcendência, aventura, conhecimentos e expansão jupiteriana é freada pelas dúvidas e o racionalismo geminiano.
Os meios de comunicação estarão em evidência, estaremos ainda mais inquietos. Mas todo esse frenesi pode atrapalhar, se não soubermos aquietar a mente para encontrar as respostas dentro de nós mesmos. Se não soubermos selecionar o que é realmente importante do que não é. O que faz sentido do que é inteiramente fora de propósito.
Júpiter se desentende com Netuno do dia 6 ao dia 30: melhor duvidar de promessas e projetos que pareçam muito grandiosos. Cuidado com o excesso de idealismo, com a ilusão de que pode salvar o planeta com fórmulas mágicas e com os famosos lobos em pele de cordeiro. Tudo indica que veremos muita gente viajando de Hellmanns Airlines por aí...
Pode ser um período muito bom para novos cursos e aprendizados. Mas é importante saber se este curso ou novo aprendizado renderá frutos, se está alinhado com as metas estipuladas, se haverá real aprofundamento. Aproveito para iniciar o excelente artigo do colega Antônio Rosa em seu blog COVA DO URSO, que analisa este trânsito com mais detalhes e muita propriedade.
Vênus se harmoniza com Urano entre 12 e 27 de junho. Estaremos mais abertos para as novidades. O gostinho do novo, diferente, ousado e original terá sabor especial. Mais um aspecto que nos ajuda a quebrar padrões, criar novas alternativas e soluções para velhas questões.
No dia 19 teremos a Lua nova ainda em Gêmeos para finalizar o ciclo geminiano. O Sol ingressará em Câncer no dia 20. Vênus retomará o movimento direto no dia 27 e Saturno no dia 30. Mas estes são temas para novos artigos. Já temos muitas informações para assimilar neste céu geminiano, não é verdade?
Sejamos felizes!
Junho é um mês especial em minha vida.
ResponderExcluirEspetacular seu texto! Só isso...mais estraga!!!rsss
ResponderExcluirAdorei e irei reler com toda a certeza...e partilhar,claro!
Beijo grande e muito agradecido Marcelo.
Astrid Annabelle
* sem falar no som....adorei também...
Maravilhoso
ResponderExcluir! Bjs da LUZ DO SOL
Oi Marcelo, tudo bem?
ResponderExcluirÓtimo texto, como sempre, muito esclarecedor, um ótim mês para todos nós.
Beijos
Eveline