terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O SIMBOLISMO DA BORBOLETA


A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento. É considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo. Não há outro animal que passe por uma metamorfose tão intensa e completa. Este poder de autotransformação é a energia de cura da borboleta dentro da visão xamânica. Mas a borboleta também nos traz outros significados, como liberdade, beleza e auto-estima.

Todos os estágios pelos quais ela passa - ovo, larva, casulo e o novo nascimento como borboleta - são estágios que simbolizam o processo evolutivo da alma. A crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição. 

Quando a larva penetra em seu casulo escuro, ela representa o processo de autoconhecimento que se dá conosco quando penetramos profundamente em nosso interior. A partir do verdadeiro contato com o nosso íntimo podemos perceber nossas riquezas e beleza pessoal, provenientes de nossa essência. A partir de nossos mistérios aprendemos que podemos criar beleza. Isto nos traz um sentimento de liberdade e auto-estima.

O termo grego "psyche" tinha dois significados: um deles era alma e o outro borboleta, que simbolizava o espírito imortal. Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta. Segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saia do corpo na forma de borboleta. 

No Japão a borboleta é um emblema da mulher, por ser graciosa e ligeira. A felicidade matrimonial é representada por duas borboletas (masculino e feminino). Essas imagens são muitas vezes utilizadas em casamentos. 

No mito do imortal jardineiro (Yuan-ko), sua bela esposa ensina o segredo dos bichos-da-seda, sendo ela própria, talvez, um bicho-da-seda. No mundo sino-vietnamita a borboleta serve para exprimir um voto de longevidade ou é associada ao crisântemo pra simbolizar o outono. 

Num conto irlandês chamado "Corte de Etain", o deus Miter se casa pela segunda vez com uma deusa chamada Etain. Por ciúmes de sua primeira esposa, transforma-a numa poça de água. Após algum tempo, a poça dá vida a uma lagarta que se transforma numa linda borboleta. Mider e Engus (filho de Dagda) recolhem a lagarta e a protegem. "E essa lagarta se torna em seguida uma borboleta púrpura.(...) era a mais bela que já ouve no mundo. O som de sua voz e o bater de suas asas eram mais doces que as gaitas de foles, as harpas e os cornos. Seus olhos brilhavam como pedras preciosas na obscuridade. Seu odor e seu perfume faziam passar a fome e a sede a quem quer que estivesse cerca dela. As gotículas que ela lançava de suas asas curavam todo o mal, toda doença e toda peste na casa daquele de quem ela se aproximava." O simbolismo é o da borboleta, o da alma liberta de seu invólucro carnal, transformada em benfeitora e bem-aventurada. 

Para os mexicanos, os guerreiros mortos acompanham o Sol na primeira metade do seu curto visível, até o meio-dia. Depois os guerreiros descem à terra sob a forma de borboletas ou colibris. Essa associação se deve ao fato da analogia da borboleta com a chama. O deus do fogo asteca (HUEHUETEOTL) levava como emblema um peitoral chamado borboleta de obsidiana. Também é o símbolo do sol negro, pois atravessa o mundo subterrâneo durante seu curso. É o fogo oculto, ligado à noção de sacrifício, morte e ressurreição.

Nossa alma está sempre passando pelos estágios da borboleta, repetidamente, numa espiral ascendente dentro do caminho evolutivo, atingindo uma oitava acima quando o ciclo é completado.











Esta é mais uma sequência da série intitulada "BORBOLETAS E MANDALAS". Quem quiser adquirir uma ampliação, pode conferir os tamanhos, materiais e valores em meu outro blog, o MANDALLA ARTE VISUAL.

Sejamos felizes!

27 comentários:

  1. Marcelo,

    Lindas borboletas e belo texto. Excelente.

    ResponderExcluir
  2. Lindas borboletas, mas nenhuma igual às que se passeiam pelo meu jardim qunado chega a Primavera.
    Já me interroguei porque será
    que são quase todas completamente brancas. Penso ter a ver com a vegetação. Será?

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo,
    Acho que por isso gosto tanto de borboletas. Essa metamorfose, liberdade é algo que sou super favorável.
    Tudo de bom.
    www.democratizacaodamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Antonio!!!!
    Fico muito feliz quando vem me visitar!!! hehehehehe
    Valeu, queridão!!!
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Teresinha: As borboletas nos fascinam, né? Grato pela visita e pelo comentário. Seja sempre bem vinda!
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Esse post eu não vi no dia de sua publicação...aprendi muito.
    Lindo como sempre....
    Beijão
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  7. Amei este Post, pq AMO AS BORBOLETAS.... Lindo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto,lindas imagens.
    Tudo lindo!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. ME INDENTIFICO MUITO COM AS BORBOLETAS,ATÉ ME CHAMAM DE BORBOLETA :D:D:D, MAS O MAIS BONITO É QUANDO VC PARTICIPA DO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA BORBOLETA E GRAÇAS A DEUS EU TIVE ESTÁ OPORTUNIDADE, PORQUE TINHA UM JARDIM ENTÃO PARTICIPAVA DESDE ELA COMO LAGARTA, CASULO SEU NASCIMENTO COMO BORBOLETA, AS VEZES BRIGADA COM MEU VIZINHO QUE SEMPRE TIRAVA UM CASULO DA PAREDE DELE EU SEMPRE AVISAVA QUE ALI TINHA UMA BORBOLETA :D:D:D

    PARABÉNS PELOS SEUS BELISSIMOS TRABALHOS :D:D:D

    ResponderExcluir

  10. Beleza ! Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcelo. Comecei a praticar yoga a uns vinte anos, neste período fiquei uns 12 anos sem praticar e voltei a praticar nestes ultimos oito anos. Foi amor a primeira vista, mas a correria do dia a dia me fez afastar por aquele período. As minhas viagens trancendentais estão ficando cada vez mais fortes e intensas. Hoje que descobri o YANTRA e os MUDRAS e seu significado, para meus sentimentos em algumas das asanas que faço. Os MUDRAS estão sendo de uns 5 a 10 segundos, com aquela sensação que não se tem palavras para definir do Divino. Esta sensação é normal para todas as pessoas que praticam yoga? Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito! Gostei especialmente da ligação entre varias culturas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Lindo POST,
    Marcelo

    Principalmente porque, estando atenta aos sinais,tenho observado borboletas brancas ou amarelas sempre ao meu redor ultimamente, Elas me encantam pela beleza e porque são LINDAS, leves, livres.....
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Como é bela a NATUREZA 🍁!!!! LINDO TEXTO..... PARABÉNS!!! Sempre fui fascinada por borboletas.. Quando me cruzo com uma borboleta branca, "sinto" que o momento presente da minha vida é de "crescimento".....

    ResponderExcluir
  15. Olá Marcelo, suas mandalas são lindíssimas e as borboletas também. Gostei de visitar o seu mundo, lindo trabalho. Sucesso

    ResponderExcluir
  16. Amo borboletas e amei seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Amo as borboletas. Hoje recebi a visita entrou pela porta do meu escritório na minha casa igual a penultima que está no blog. Será que tem algum significado...

    ResponderExcluir
  18. Este blog está de Parabéns! me chamou a atenção logo que abriu a organização e a beleza! Este post em especial, com estas mandalas me chamou atenção. Amo borboletas! <3

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. boa tarde, fiquei sabendo do seu blog á pouco tempo e me amarrei nele desde então. Ao ler este texto lembrei-me que o meu animal guia é uma borboleta branca. E sempre que eu encontro ela, sinto uma paz em mim.... porque acredito que ela está ali me bajulando pela sorte. Ainda que não saiba interpretando os sinais, ao ler este texto fiquei mais esclarecida. Obrigada beijos

    ResponderExcluir
  22. Lindo texto,como é bom sairmos pelo google sem destino e nos depararmos com tanta sabedoria,com um texto tão bem escrito.

    ResponderExcluir
  23. No outro dia uma borboleta sobrevoou entre a minha cabeça e a cabeça do meu marido era muito linda mas em tons castanhos no dia seguinte aconteceu o mesmo mas com uma branca, será que tem algum significado bom?

    ResponderExcluir
  24. Olá acho lindas as borboletas mas,tem uma verdadeira aversão a elas como se explica isto?
    Tenho medo de borboletas,sei que não fazem mal mas,não sei explicar...

    ResponderExcluir
  25. Existe uma interpretação especial quanto à cor delas?
    Tenho sido visitada por borboletas douradas e brancas, e muito recentemente, anteriormente a estas, por duas azuis. O que significam, espiritualmente falando?

    ResponderExcluir
  26. Maravilhoso!. Sem palavras para descrever a sensação que senti enquanto estava lendo o texto. Gratidão por compartilhar.

    ResponderExcluir
  27. Essas duas últimas borboletas brancas, são de alguma espécie especifica? Onde achou essas imagens? Existe alguma lenda sobre essas duas em específico?

    ResponderExcluir

Os comentários são o maior estímulo pra este trabalho. Obrigado!