segunda-feira, 7 de novembro de 2011
A ORIGEM DA PALAVRA "SINCERO"
A palavra SINCERO vem do latim, foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto - um colar, uma pulseira ou um dado, que estivesse colocado no interior do vaso. Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso: - Como é lindo !!! Parece até que não tem cera !!! "Sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana.
O vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações. O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras os verdadeiros sentimentos de seu coração. SINCERA é uma palavra doce e confiável, é uma palavra que acolhe... E deveria estar no vocabulário de toda alma.
Malba Tahan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Marcelo!
Nossa nem me fale, seria tão bom a sinceridade, evitariam separações, mal entendidos, confusões, decepções...Mas como sermos sinceros com os outros se não somos com nós mesmos?!
acabei de escrever um post, na realidade acho q viajei total hahaha do tipo q quem ler não vai entender mto.
É q escrevo o q sinto, na hora q dá um estalo vou lá e posto. Uma amiga até tinha falado pra eu fazer uma vez por semana os posts programados, só q num tem como, cada hora penso uma coisa, e é com esse sentimento q escrevo..
Tenho vontade de escrever um livro!
Mas ainda estou tendo a inspiração.
Bjuuu
Boa noite
Juliana: tem toda razão, a sinceridade começa primeiro com si mesmo...
Siga seu coração, querida!!!
Sempre!!!
bjosssss
Postar um comentário