Reconstituição digital
O Templo de Philae (ou Filas, em português) em Assuan no Egito é primor histórico e um feito de engenharia. Ameaçado pelas águas do Lago Nasser, criado em decorrência da represa de Assuan contruída na década de 60, o templo ficava submerso boa parte do ano e estava entrando em deterioração. Um movimento internacional trabalhou na sua remoção e uma nova locação foi feita.
Removido e reconstruído pedra a pedra, Philae é um passeio feito em pequenos barcos desde a cidade de Assuan. O passeio já é uma delícia, nesta região o Rio Nilo forma ilhas de pedra que criam um ambiente diversificado e encantador. O sol , sempre presente, reflete na água as pedras milenares que formam o templo.
Philae foi originalmente dedicado a deusa Ísis, uma deusa da cultura egípcia mas que foi adotada por muitos outros povos antigos. Na mitologia egípcia era filha de Geb, o deus da Terra, e de Nut, a deusa do Céu, e irmã/mulher de Osíris, pais de Hórus. Ela simbolizava a fertilidade e a maternidade, e era representada com um corpo de mulher com chifres de vaca na cabeça.
Alem do ótimo estado de conservação, Philae tem entorno especial pois a ilha para onde foi transferido não tem outra construção além do próprio templo.
(texto e fotos colhidos em pesquisa no Google)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirque lindo!! salve o grande arcano. Deusa eterna! abração Marcelo, gostei muito da viagem ao Egito
ResponderExcluirOlá Vivian!!! Salve!!!!
ResponderExcluirAcho este tema fascinante, será uma grande realização conhecer o lugar de perto.
Grande bjo
Maravilhosérrimo!
ResponderExcluirWOW!!! Vou com você na sua mala!!!
ResponderExcluirEspetacular!
E a música...idem...
It's beautifull ando so are you!!!
Beijos Marcelo querido
Astrid Annabelle