Amigos!
Quero compartilhar informações sobre o excelente livro que leio no momento. Aliás, uma boa dica para designers, ilustradores, artistas plásticos, estudantes, professores e amantes das artes em geral. O livro A COR NO PROCESSO CRIATIVO, da arquiteta e urbanista Lilian Ried Miller Barros (Ed. Senac) é fruto de uma tese de mestrado desenvolvida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
A autora inova a mostrar, a partir do legado deixado pela Bauhaus (escola alemã de design e uma das mais respeitadas no mundo, que revolucionou o ensino das artes no início do século 20), como a cor pode ser inserida no processo criativo e quais suas implicâncias na transmissão de sentimentos, sensações e mensagens.
Para mostrar que o estudo das cores vai além das abordagens intuitivas ou místicas que normalmente encontramos nas livrarias, Lilian escreveu um livro que enfoca a percepção visual e a interpretação criativa, fazendo uma análise das teorias da cor na Bauhaus e da doutrina de Goethe. A pesquisa, inédita no Brasil, também demonstra a influência dos sentimentos humanos na escolha dos tons e combinações.
A autora reúne o pensamento de artistas que contribuíram com visões inovadoras ao ensino da cor na Bauhaus como Paul Klee, Josef Albers, Johannes Itten e Wassily Kandinsky, mostrando suas reflexões e teorias da criação, que entendem as formas e as cores como símbolos universais de comunicação.
Os mestres da Bauhaus uniram os estudos da percepção visual das cores às questões subjetivas, que mais tarde seriam exploradas pela psicologia, e desenvolveram em seus cursos técnicas de libertação criativa. Pra facilitar a assimilação das suas teorias, o livro é repleto de ilustrações.
A obra também aborda a questão fisiológica da percepção das cores, ou seja, como o nosso órgão visual capta os sinais luminosos e distingue as cores. Segundo a autora, a sensação visual da cor é o resultado de diversos fatores, desde as compensações dos contrastes que já ocorrem na própria retina até as suas relações com as formas e com as nossas associações psicológicas.
No último capítulo, o livro investiga a Doutrina das Cores, de Johann Wolfgang Von Goethe, que abriu as portas para o conhecimento das cores no século 19 e serviu como base para os mestres da Bauhaus e outros estudos que se seguiram. Goethe foi o primeiro a entender as cores como um fenômeno fisiológico e psicológico e não apenas físico como proposto anteriormente por Isaac Newton.
“Toda essa pesquisa sobre a Bauhaus e a doutrina de Goethe nos faz entender a amplitude de possibilidades interativas das cores e a necessidade de pensar formas e contrastes em conjunto. Nos faz descartar a idéia de receitas prontas de harmonia cromática e nos encoraja a explorar as cores de forma mais abrangente e criativa”, afirma a arquiteta.
Bom final de semana a todos!
14 comentários:
Olá Marcelo!
Fiquei com muita vontade de ler...deve ser interessantíssimo!
Boa leitura.
Antes que eu vá...o ambiente lá no alto está ótimo..tchim!tchim!!!!!
Beijão.
Astrid Annabelle
Olá Marcelo,
Maravilhoso !!!! vou procurar...
Grata pela dica !!!
Bom final de semana para ti !
bjos
boa dica, já li alguns sobre cromo... esse ainda não, concordo com quem diz que ao gostar de determinada cor ou cores estamos demonstrando nosso comportamento ou estado de ser!
bjinhos multicores pra ti!
Ah, eu quero!!! Divulgarei para os colegas arteterapeutas. Valeu a dica, Marcelo!
Marcelo meu querido! Que dica linda! Adorei!
Vou comprar!
Bom final de semana!
*Marcelo, boa noite !!!
*Menino, o livro parece ser
muito bom !!! (O preço eu já
vi que é bom !!! Risos).
*Boa semana, meu amigo !
*Fiques com Deus.
*Beijosssssssssss.
P.S. - *Marcelo, acredito muito
na LINGUAGEM das CORES em nossas
vidas !!! :D
Livro excelente, fiz alguns cursos com a Lilian, nota 10!
Astrid: já mudei de novo hehehehe. Outro ambiente acolhedor pra esse tempo gelado. Mas mantive a garrafa de vinho. rsrsrs
Bjos querida!!!
Hanah: tô adorando esse livro!!!!
bjosssssssssss
Shan-Tinha: sim, as cores tem tudo ver com nossos sentimentos e estados de espírito.
bjossssssss
Tania: divulgue sim, vale a pena. É uma excelente leitura!
Agradeço!!!
bjossssssss
William: vc vai amar! Tudo a ver com seu trabalho.
abraço, querido!
Maria Edméia: sempre gentil!!! Agradeço o carinho, saiba que vc é sempre muito bem vinda!!!
bjosssssss
Maria Aguiar: fiquei com vontade de fazer tb!!!!!!
bjos querida
Postar um comentário