Olá, amigos!
Semana passada estive no lançamento do livro SAÚDE INTEGRAL - a medicina do corpo, da mente e o papel da espiritualidade (Ed. Senac), que aconteceu na Livraria Saraiva. Este, com certeza, é um grande presente para os médicos, terapeutas, profissionais ligados à saúde, ou mesmo para os leigos interessados no tema.
Quando meu amigo Paulo Bloise, médico e escritor responsável pelo projeto e organizador do livro havia me convidado, senti uma grande alegria. Este tema está deixando de ser "alternativo" para se tornar oficial e aceito pelo rígido meio científico materialista que domina o mundo ocidental.
A resenha oficial do livro diz:
"Antes, para a OMS, saúde era considerada a ausência de enfermidade, isto é, doença, deficiência ou invalidez. Depois, passou a ser um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Este livro foi organizado seguindo-se os preceitos da medicina integrativa, que abrange as dimensões do corpo, da mente e da espiritualidade. Conceitos tão amplos como saúde e imprecisos como espiritualidade são tratados com um diálogo entre disciplinas e escolas de pensamento, com o propósito de aproveitar a experiência de autores de áreas tão distantes como o Zen-Budismo, a neurologia e a filosofia."
Foram ouvidas também as opiniões do Candomblé, do Judaísmo, do Espiritismo, do Catolicismo e do Islamismo. Mais um passo para a união de ciência e espiritualidade foi dado. Ou melhor, para a re-união, pois no passado não havia essa divisão. Para a medicina tradicional do oriente a manutenção da saúde depende da interação entre mente, corpo e espírito. Já é tempo (passou da hora, aliás) de projetos sérios como este, que visam o resgate de uma sabedoria milenar e a integração destes conceitos nesse nosso mundinho materialista...
Comecei a ler o livro neste fim de semana, depois eu conto mais. Quero parabenizar mais uma vez meu amigo Paulo por este belíssimo trabalho.
Sejamos felizes!
Meu Querido, mais uma vez grata pela dica! Realmente as coisas estão mudando e fico muito feliz e agradecida por assistir e tb por fazer parte nesse processo. bj
ResponderExcluirVAM: É verdade, eu também. Como dizem os amigos portugueses: Bem Haja!!!
ResponderExcluirbjossssss
Adorei a dica...tem tudo a ver comigo e com o meu trabalho! Ainda bem que os medicos começaram a perceber a importancia da mente e da espiritualidade! Vou ler!
ResponderExcluirAdriana, que bom! Um livro mais do que recomendado, espero que lhe seja útil!!!
ResponderExcluirbjossssssss
Gostei da dica deste livro, vou tentar comprá-lo, bacana seu blog, parabéns e sucesso. Abraço Cynthia
ResponderExcluir