segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
OS GRANDES INICIADOS
Amigos!
Estou envolvido com a leitura de um livro fantástico, que recomendo: OS GRANDES INICIADOS, de Édouard Schuré (Ed. Madras).
Este livro foi escrito no fim do século XIX. Conta a história dos grandes Mestres que transformaram a história da humanidade e as grandes religiões que foram fundadas a partir deles.
- Rama – O Ciclo Ariano – A religião Védica
- Kríshna – A Índia e a Iniciação Bramânica
- Hermes – Os Mistérios do Egito
- Moisés – A Missão de Israel
- Orfeu – A Grécia Pré-Histórica – Os Mistérios de Dioniso
- Pitágoras – A Grécia do Século VI – Os Mistérios de Delfos
- Platão – Os Mistérios de Elêusis
- Jesus – A Missão do Cristo
O autor faz comparações das diferentes doutrinas e mostra que, no fundo, os sábios e os profetas dos tempos mais diversos chegaram a conclusões idênticas (embora diferentes na forma). Tudo isso pelo caminho da iniciação interior e da meditação.
O autor nos diz também que a regeneração da sociedade virá apenas quando religião e ciência se unirem novamente. “A arte da vida e todas as artes só podem renascer com este acordo.” Um dos objetivos do livro é colaborar pra que isso aconteça.
Transcrevo um trecho de “A Visão de Hermes”, que se encontra nos livros de Hermes Trimegisto sob o nome de “Poimandrês”. Faz parte dos capítulos dedicados à iniciação egípcia. Este trecho me chamou a atenção pelo fato de que as bases da Astrologia se encontram ali:
“Olha, escuta e compreende. Tu vês as sete esferas de toda a vida. Através dela se cumpre a queda das almas e sua ascensão. Os Sete Gênios são os sete raios do Verbo-Luz. Cada um deles comanda uma esfera do Espírito, uma fase da vida das almas.
O mais próximo a ti é o Gênio da Lua, de inquietante sorriso e coroado de uma foice de prata. Ele preside nascimentos e mortes. Liberta a alma do corpo e a atrai para seu raio. Acima dele, o pálido Mercúrio indica o caminho às almas que sobem ou descem, com seu caduceu que contém a Ciência. Mais no alto, a brilhante Vênus segura o espelho do Amor, onde as almas alternadamente se esquecem e se reconhecem. Acima dela o Gênio do Sol eleva a tocha triunfal da eterna Beleza. Mias alta ainda, Marte brande o gládio da Justiça. Reinando sobre a esfera azulada, Júpiter segura o cetro do poder supremo que é a Inteligência Divina. Nos limites do mundo, sob os signos do zodíaco, Saturno traz o globo da sabedoria universal.”
Os sete gênios da visão de Hermes são os sete devas da Índia, os sete Amshapands da Pérsia, os sete grandes Anjos da Caldéia, os sete Arcanjos do Apocalipse cristão, os sete Sephirot da Cabala (há dez Sephirot na cabala, os três primeiros representam o ternário Divino, os sete outros a evolução do Universo). Acrescento ainda as sete linhas da Umbanda.
Que tal, gostaram?
Encontrei um link para download do livro aqui.
Boa semana pra todos nós!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Oi Marcelo,
Muito interessante, depois vou passar pelo link para dar uma olhada.....
meu asc em gemeos :)))
Quanto ao logo está maravilhoso...
Não conheço muito sobre a umbanda, mais tenho uma afinidade intrinseca com os orixás, me lembrou aquelas folhas de milho secas ...muito lindo...
Beijos
Marcelo
Veja só há quanto tempo a humanidade anda a repetir-se... a dizerem sempre o mesmo... e muitos continuamos esquecidos.
Abraço
António
O António pensou e disse o mesmo que eu senti....repetem-se as histórias...em círculos...quando na realidade deviam espiralar!!!
Quem sabe nós poderemos contribuir para que o conhecimento cresça em espiral no lugar de ficar em um círculo fechado!
Vou ver o link, claro...geminiana raça pura não perde um!
Um beijo agradecido pela dica!
Astrid Annabelle
Hanah: sou geminiano e este livro está satisfazendo muito da minha curiosidade. hehehehe
Agradeço o carinho, q bom q gostou do logo!!!
bjosssssss
Antônio: verdade, meu amigo... enquanto isso trabalhemos! Trabalho aliás q vc realiza com maestria!!!
grande abraço
Astrid: nós contribuímos sim!!! Seu trabalho é maravilhoso!!
E creio q o movimento é em espiral ascendente sim, mais do q em círculos. É q temos uma visão do tempo lienar, parece q muuuito tempo se passou sem avanços...
bjos querida amiga geminiana!!! :)))
Oi Marcelo, otimo post, gostei muito, realmente todas as doutrinas levam ao mesmo caminho.
O crescimento espiritual está dentro de nós, basta olharmos com mais atenção.
bjooooo
Arrasou Marcelo! Eu gostei demais!
As Sete Linhas de Umbanda! Com certeza!
Sincretismo, mesma linguagem: Amor no final! Quero ler este livro!
Belíssima dica!
Luz!
Postar um comentário