Dona Rosita Fernandez é uma professora do primeiro grau que leciona numa escola do estado. Todos os dias, às 6 da manhã, pega um ônibus lotado para ir trabalhar do outro lado da cidade. Em quase 20 anos de profissão, já ensinou muita gente a ler e a escrever.
Não a julgue como uma coitada. Ela é feliz e consciente de sua sublime missão: educar, formar, transmitir conhecimentos e abrir caminhos. Ama seu ofício e seus alunos, quase como se fossem seus próprios filhos. Não é casada, vive sozinha... talvez seja por isso que se dedica de corpo e alma à profissão.
Não a julgue como uma coitada. Ela é feliz e consciente de sua sublime missão: educar, formar, transmitir conhecimentos e abrir caminhos. Ama seu ofício e seus alunos, quase como se fossem seus próprios filhos. Não é casada, vive sozinha... talvez seja por isso que se dedica de corpo e alma à profissão.
Rosita sabe que o único caminho viável para o futuro é através da educação, da arte e da cultura. Sabe que informação, conhecimento e sabedoria significam poder. Não se espanta ao ver sua classe tão pouco valorizada e mal remunerada, pois é logico que se um governo pretende manipular o povo, não vai querer vê-lo devidamente educado.
E ela não se deixa abater por nada disso! Dá o melhor de si, nutre verdadeira devoção ao trabalho. Pouco importa se o dinheiro que ganha mal dá pra pagar o aluguel, ela se alimenta do brilho nos olhos dos alunos quando aprendem algo novo, da sua curiosidade, de sua sede de saber. Até hoje, quando os vê escrevendo as primeiras letras, mal consegue conter suas lágrimas. Essa é a verdadeira satisfação.
Rosita não tem grandes ambições. Quando se aposentar, continuará ministrando aulas particulares em casa. Aliás, minto: Rosita nutre uma ambição secreta. Com seu humilde serviço, espera contribuir para um mundo melhor. Acredita que um dia, não muito distante, o Brasil prestará mais atenção aos professores e mestres, tão necessários à sociedade. Afinal, já é assim em alguns países! - Diz ela.
Sim, Rosita, o futuro está na EDUCAÇÃO. Não há o que discutir. E se você acredita num futuro melhor, eu também acredito.
Parabéns a todos os nobres professores!
(Participo da blogagem coletiva "Professores do Brasil", organizada por Valdeir Almeida do blog PONDERANTES)
14 comentários:
algumas pessoas escolhem a profissão pela segurança material que terá.
outras pelo amor que sentirá ao executá-la.
graças a DEUS, existem pessoas humildes, simples, dedicadas mas de imensa fortuna espiritual como Dona Rosita.
abraços,
RaSena: você disse tudo! Dona Rosita é rica em espírito!!!
bjossssss
Oi, Marcelo;
Ótimo texto! E a imagem da professora,..., é demais! rsrsrs
E salve(m) os Professores!
Tania Resende
São verdadeiros herois nossos professores de escola publíca e eu tenho uma certeza eles estão aí por que gotam de gente.
beijos
Marcelo.
os professores são heróes, não só pela parte financeira, mas também devido a dificuldade de se lidar com as crianças cada vez mais ativas, e muitas vezes rebeldes...
só com um dom espiritual mesmo...
que bom que ainda existem pessoas que preferem seguir seus coraçóes que suas contas bancárias...
um abraço.
http://renata-osonhodounicornio.blogspot.com/
Marcello! Se vc tiver tempo ainda hj, visite este blog. Eu o reabri e dei de presente a uma pessoa muito querida aqui da Blogosfera, por meio de quem nos conhecemos. Não sei o que ela dele fará, de certeza. Um projeto que pode vingar, se ela der o seu "jeito" e eu lhe for passando os textos. Acho que vc vai gostar. Terça-feira é o dia. Já me preparo.
Beijos,
Rê
Que sodade do cê!
Obrigada pela homenagem! E pode deixar, o dia que vc vir aqui em casa faço o pudim com todo carinho.
Mudou a foto de novo heim bonitão?!
Bjs.
parabéns ao projeto e parabéns ao amigo autor desta bela e significativa homenagem...
bjux
;-)
Pois estou com Rosita! Também acho que dias melhores virão para os professores e alunos da nação chamada Brasilsilsil!! Beijus,
Dia do professor,
uma flor com muito amor,
florescendo a cada dia,
dando vida e alegria,
pureza por excelência,
por toda sua existência...
No percurso a caminhada
aprendizes e monitora
é casamento perfeito
que se agradece em coro
num grito alto e gostoso
Muito obrigada Professora!!!
Acabei de postar essa dedicatória
a uma grande amiga Gaucha por natureza, no orkut, professora, muito estimada pelos alunos vários de suas páginas...
Aproveito assim e repasso para todos os professores mais que por ventura pelo seu recanto passar...
O meu mais especial carinho..
Lívia
Belíssima postagem Celito, esta em glorificação merecida ao condutores fieis do ensino, pela caminhada bendita de nós, ex e atuais, sempre aprendizes da escola...
Beijos e beijos!!
Marcelo,
Dias melhores virão para todos, especialmente para os alunos de D. Rosita.
Marcello,
Parabéns pelo texto. Você escreve bem. Ainda existem muitas Rositas por aí, mas, ao lado delas, estão professoras e professores que vão além: gostam de ensinar, mas lutam pela valorização da classe.
Amigo, obrigado por ter participado da coletiva.
Abraços
Amigo Valdeir! Temos mais é que lutar mesmo. A arte de ensinar tem um valor inestimável e é realmente preciso que seja mais valorizada, se quisermos ter um sistema de ensino de qualidade.
Obrigado a todos os amigos por participarem!
Também participo da blogagem coletiva Professores do Brasil e adorei a história da Dona Rosita pelo que ela traz de verdade. Bjs
Postar um comentário