Homenagem a um de meus personagens preferidos: a Dory, de "Procurando Nemo". Com um olhar mais atento, percebemos a grande sabedoria que ela nos transmite. Lições simples, bem-humoradas, metafísicas até.
Ela sofre da perda de memória recente, ou seja, vive no aqui-agora. Corajosa, aberta para novas experiências, inocente e disposta a ajudar, não exita em partir para uma verdadeira epopéia com Marlin (pai do Nemo - cético, pessimista e medroso). Mesmo em situações arriscadas, como dentro do estômago de uma baleia, tanta acalmá-lo dizendo: - Tá tudo beeeeeeeeeeem!...
Marlin não acredita nela. Mas o que importa? Está tudo bem, realmente. Segue em frente cantando: - Continue a nadar, continue a nadar, continue a nadar. Me digam: existe outra possibilidade para nós, a não ser seguir em frente, continuar a nadar?
E ela sabe falar baleês! Onde aprendeu? Mais uma vez, não importa. Ela acredita que sabe e pronto. É inclusive graças ao seu hilário diálogo com a baleia que eles conseguem chegar ao seu destino.
E ela sabe falar baleês! Onde aprendeu? Mais uma vez, não importa. Ela acredita que sabe e pronto. É inclusive graças ao seu hilário diálogo com a baleia que eles conseguem chegar ao seu destino.
Outro detalhe importante: com sua generosidade, sua preciosa contribuição para sucesso da missão do personagem principal, ela se supera e consegue lembrar o endereço da etiqueta perdida. Minha heroína! Não é só o Marlin que aprende muito com ela. De uns tempos pra cá, sempre que me pego ansioso, preocupado com algo, surge sua vozinha a me tranquilizar: Tá tudo beeeeeeeeeeeeem!!!
Parabéns aos criadores da Disney-Pixar. A Dory é genial!
19 comentários:
Oi querido!
Eu tb gosto muito da Dory do filme procurando Nemo. A minha filha tem todos os personagens principais.
Mas eu acho que vc se enganou o pai do Nemo,Marlin, é quem viaja com a Dory para procurar o Nemo.
Bjs.
Ameeeeeeiiiiiii! Concordo com tudo e sou fãaaaaa de carteirinha dessa Doryyyyyyyyzísssimmmaaa. Vi tantas vezes o filme que já decorei as falas. Muito boa a lembrança e lembre:
- Prá qualquer situação...naaa-daarrrrr!
e
- Vamú q Vamú!
Silvia
Não resisti e inclui dois trechos que gosto muito.....
http://www.youtube.com/watch?v=U0-LLwpS67k
e
http://www.youtube.com/watch?v=DZ8uSFZAeCQ
Bjs
Câmbio. Desligo.
Vamú q Vamú!
Tem razão, Fátima, Nemo é o filho. Vou corrigir! Thanks e bjos!!!
Não foi a toa que inclui Procurando Nemo em minha coleção de DVDS. A Dory traz em sua postura, aquelas mensagens subliminares do "não desista", mesmo que inconsciente.
Tem selo para você no meu blog.
Um abraço.
E o nome dela é mesmo Dory!!! rsrsrsr
Que legal, Marcelo. Vou já pro seu espaço! Obrigado!
Fala meu camarada!
Agora também estou seguindo seu blog, vejo que temos muito em comum: alma de artista...rs.
Achei seu blog super maneiro (odeio essa frase, parece aquelas que todos dizem) estarei por aqui sempre...valeu!
Abraço!
Guilherme Bandeira
www.olhaquemaneiro.com.br
Bem vindo, Guilherme!!!
abraço
amei! ela é tudo de bom...
acredita que ainda não assisti?? sempre achei muito simpáticos esses peixinhos, agora não vou resistir a pegar o filme! :)
Cris, sou fã da Dory. Deu pra perceber, né?
Dani, vc vai gostar, tenho certeza!!!
bjos
Oi Marcelo,
Dory manda lembranças
hehehehehehe Thanks Silvia!
Marcelo
a Pixar é a única produtora norte-amerciana de cinema animado para "crianças" que me põe louca com os seus filmes.
"À procurade Nemo" é como dizes uma obra de ensinamento e inspiração como não via há muito. A Dory é a LOUCA, arcano 0, a criança interior que todos temos, o Eu superior, enfim, tudo isso que já disseste.
Uma das coisas que esse filme me deixou impressionada foi o início, toda a família morre numa tragédia incrível, ficando apenas o pai e Nemo. Na altura pensei: «Olha que maneira porreira de mostrar às crianças as tragédias inevitáveis que nos acompanham.» A forma como eles tratam o tema é fenomenal, não vi melhor ainda a não ser em filmes asiáticos de animação.
A Pixar em feito um excelente trabalho em continuar a relembrar os ensinamentos esotéricos para as crianças e não só! Essa é a pérola, os seus filmes podem ser vistos pelos filhos, pais e avós, e todos aprenderão algo se quiserem, claro.
Já agora (pois estou a falar demais) aconselho o "Cars" um filme que nos fala muito sobre as pressas na vida e o desenvolvimento social das grandes urbes.
Beijocas Marcelo e excelente artigo :)
Excelente comentário o seu tb, Shin Tau! Assisti Cars e gostei imenso!!! (como vcs dizem) Esses roteiristas são mesmo "antenados"... bem haja! (como vcs dizem tb) hehehe
grande bjo, tava com saudades das suas visitas!
ela é realmente uma lição. bela postagem e belo blog. vou te seguir!
good and nice fish.......
Get More Details
Postar um comentário