Cada indivíduo é um universo em si mesmo, a vastidão interior é comparável à vastidão do cosmos. Raros são os que buscam conhecer a vastidão interior, a maioria prefere poupar-se o trabalho, mantendo-se na ignorância. O resultado é a criação de um hiato, um abismo entre o exterior e o interior, gerando a dualidade e o conflito, o sujeito e o objeto. A dor e o sofrimento são conseqüências dessa fragmentação que se espalha por tudo o que o homem toca.
A personalidade humana se expressa através de pensamentos, sentimentos e ações; deveria haver um perfeito entrelaçamento dessas três instâncias. Para termos Paz devemos direcionar nossos pensamentos no sentido da Sabedoria, nossos sentimentos no sentido do Amor e nossas ações no sentido da Evolução.
Três são os venenos causadores das distorções da personalidade: egoísmo, vaidade e orgulho. Se um indivíduo quer ter Paz interior, deve procurar eliminar estes venenos, cultivar a humildade, a simplicidade e a pureza de intenções. Deve ter paciência e perseverança. Saber que o caminho é longo e demorado, que a conquista maior (de si mesmo) é feita no silêncio. Compreender que o crescimento leva o homem a servir, não a ser servido; que os maiores tesouros são imateriais e eternos.
Queremos propagar essas realidades e acreditamos que com esforço poderemos criar uma nova sociedade, um novo homem, livre desses venenos. Assim seremos todos felizes.
(do livro UMBANDA – A PROTO-SINTESE CÓSMICA de F. Rivas Neto, Ed. Pensamento)
2 comentários:
Maravilhoso. Desconhecia esses fundamentos da umbanda. Vou pesquisar mais.
Abração.
Oi Dalla,
Dei uma voltinha pelo seu blogue e adorei a dica anti vírus.Suas ilustrações são alegres,lúdicas,inocentes,bonitas para ilustrar livros infantis.Gostei.A abordagem espiritualista é despretenciosa e generosa.Vc fez boas escolhas.
Luz!
Cris
Postar um comentário